terça-feira, 1 de março de 2011

Educação Com Uso de Tecnologia

Não me canso de defender que o uso da tecnologia tem suas vantagens em nossos dias quando o tema é educação. Não falo aqui somente da educação pedagógica, me refiro também a educação corporativa, e por que não dizer a educação do dia a dia, que irei chamar, se me permitirem, de educação casual.
Pois é, aquela em que os internautas se conectam e através de seus pc´s, se manifestam e mostram suas idéias... por que não trazer a tona o que está acontecendo no mundo Árabe
? isso mesmo, foram 2 didatores que cairam de joelhos, e o terceiro, que na minha opinião está a alguns dias de ir pelo mesmo caminho.
Bem, o que isto tem ver com a educação que me referi no começo deste tópico
?... muito!!! um povo que resolveu se educar no conceito de ver melhor a governabilidade e entender que um homem no poder por mais de 30 anos é muita coisa, quando o resultado disso não passava de ganhos próprios e pouco para o coletivo (pelo menos é o que sabemos por meio das mídias e analistas).. e por acaso isso também não e´se educar? voltei a base da minha argumentação.

Não sou apenas um cara que se anima com o fato de que há uma ferramenta disponível e é preciso usá-la, mas sim pelo fato de que há uma ferrarmenta que possibilita o processo de construção do conhecimento de forma rápida e mais dinâmica. Uma forma em que o aprendiz interage ao mesmo tempo em que conhece o "novo".


Também preciso aceitar o fato de que há alguns problemas nesse processo... afinal nada é perfeito! nem todos se encaixam com esse método, de primeira, é necessário calma e adaptação; principalmente para aqueles que não participaram toda a vida desse processo. Muitos desses são aqueles que vieram por algum tempo usando os métodos tradicionais e por muito tempo conhecido sistema de ensino. Não lhes critico, eu entendo isso afinal sou uma dessas pessoas que veio se daptar ao processo tecnológico depois de algum tempo já adulto. Tive sim dificuldades de me adaptar a ponto de receber nota "D" na minha primeria prova na classe de computação na faculdade, e olha que era o básico dos básicos que estava sendo ensinado. Era muito confuso começar a conhecer teclado e mouse, quando não se usava mais do que a datilografia... e olha que não fiz curso disso!
Bem, cheguei ao ponto de entender que após muito tempo a nova geração estava ganhando o que na minha época não havia e que para conseguir conhecimento, era preiso muito "suor e lágrimas". Acredito que essa geração que está crescendo agora, em pouco tempo terá dificuldades de se contentar em ir para a escola e ter que ver um professor escrever em quadro com giz. Então... o que será necessário fazer para ter um resultado mais expressivo na educação?

Conversaremos depois!!!

o

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu post me fez me lembrar do meu primeiro semestre na faculade. ë engraçado como algumas pessoas ficam presentes em nossa mémoria mesmo depois de tanto tempo.
Me lembro desse professor pois ele sempre dizia uma coisa " Há um tempo atrás a informação valia ouro, poucos tinham o privilégio de ter acesso a informação, quem a tinha podia ganhar muito dinheiro. Agora com a internet a informação é de graça, está espalhadas em toda parte. Agora vivemos uma época que o ouro é saber o que fazer com essa informação".
Não tenho dúvidas que a internet é e será o melhor meio de aprender e ter conhecimento, mas será preciso aprender o que tem valor.
Abraços Rodolfo